CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

sábado, 6 de dezembro de 2008

O itenerário previsto para o Cientificamente Brincando

Este é o caminho que traçamos para o nosso projecto, bem como para as suas várias partes de concepção. No 2º e 3º periodo, esta previsão está ainda mais sujeita à sua alteração, devido À nossa inexperiência nestes tipo de trabalhos a longo prazo e devido a varios imprevistos que podem e costumam sempre surgir.
Primeiro Período (1ª Fase)
· Brainstorming (discussão de ideias para o projecto);
· Abstract;
· Blog;
· Pesquisa de experiências;
· Contacto com a escola alvo;
· Selecção do local da visita de estudo;
· Angariação de patrocínios;
· Inventariação de materiais, bem como de recursos físicos e humanos;
· Elaboração do documento de projecto.




Segundo Período (2ª Fase)
· Planeamento da visita de estudo;
· Planeamento das apresentações na escola primária;
· Planeamento das apresentações nos laboratórios da ESSA;
· Experimentação e teste das experiências bem como do protocolo de realização de cada uma;
· Apresentação das experiências na escola primária;
· Realização do dia de laboratórios abertos na ESSA;
· Elaboração do relatório do 2ºPeríodo.

Terceiro Período (3ª Fase)
· Visita de estudo com os alunos alvo;
· Montagem do vídeo do projecto;
· Elaboração do relatório final.

Abstract

Grupo de trabalho:
· Ana Ferreira, nº3
· André Eloy, nº5
· Melissa Batista, nº20
· Sara Faustino, nº26
· Tiago Silva, nº28

Data de início de execução: 1ºPeriodo
Data prevista de realização: Finais do 2º Período / Início do 3º Período
Locais de realização: Escolas primárias por definir; laboratórios da ESSA.
Descrição do projecto: projecto lúdico-social de carácter prático. Realização de experiências simples e dinâmicas que motivem/ cativem as crianças de hoje para a importância da ciência no amanhã.


Objectivos: Sensibilizar a comunidade escolar ao nível do ensino primário para os preconceitos em relação às ciências que irão estudar mais tarde. Visita às escolas primárias, realização de uma visita de estudo num local a definir e laboratório aberto na ESSA para esses alunos.

Problemas Identificados: Observando o quotidiano de qualquer indivíduo do século XXI é fácil concluir que a Ciência está intrinsecamente ligada à sua vida, principalmente na sua vertente aplicacional, as Tecnologias. É também evidente que o tipo de relação que se mantém com a Ciência não é comum a todos, pelo que se distinguem dois níveis distintos: um primeiro, mais directo, como no caso de profissionais ou estudantes de áreas científicas, que aplicam no seu dia-a-dia saberes específicos ou que estudam teorias já concebidas, ou por outro lado, de uma forma mais indirecta, o simples Ser moderno, que é dependente do seu carro, usa o computador com frequência e é aliciado frequentemente com novos “gadgets” pelos meios de comunicação.

Ainda assim, e de uma forma contrastante, podemos também constatar que os resultados escolares nestas áreas não são ideais para a sociedade Científico-tecnológica em que nos desenvolvemos. Ora isto cria uma grande falha: se por um lado somos interessados como consumidores e/ou profissionais, por outro lado como estudantes, numa fase inicial, somos confrontados com inúmeros problemas, como a concepção de preconceitos sobre as disciplinas e a sua dificuldade, ajudados muitas vezes por familiares ou amigos que nos dizem “Isso é muito difícil, não te vais safar a Ciências!”

Eles, por sua vez, também ouviram tais comentários quando iniciavam o seu estudo cientifico… Também a falta de abstracção mental para conceber novas representações que se verifica em muitos estudantes. Muitas das vezes não se trata apenas em decorar ou perceber uma explicação, mas sim interioriza-la e compreende-la.
Finalidade: Desta forma compreendendo a relevância das Ciências e conhecendo os resultados que vêm a ser obtidos nestas disciplinas nos últimos anos surgiu-nos a ideia de tentar minimizar essa questão, através do “Cientificamente Brincando”. Um projecto caracterizado pelo mútuo envolvimento entre o nosso grupo e os jovens do 4º ano das escolas primárias do nosso concelho.

O nosso papel será intervir juntos desses jovens com experiências práticas e explicações simples sobre diversos fenómenos científicos, sempre com uma linguagem adequada a sua faixa etária. Esta também em cima da mesa uma possível visita de estudo a organizar por nós a um importante pólo cientifico, o qual possa aos olhos dos jovens sintetizar alguns dos conhecimentos e ideias que de forma prática haviam sido introduzidos por nós.

Individualidades/Entidades envolvidas:
· Escolas primárias de um agrupamento a definir;
· ESSA;
· Local de destino da visita de estudo a definir;
· Empresa de transportes para a deslocação até ao local da visita de estudo.
Recursos e material envolvido:
· Laboratórios da ESSA;
· Reagentes e materiais existentes nos laboratórios da ESSA;
· Eventualmente verbas para visitas de estudo;
· Câmara de filmar;
· Computador e Internet;
· Livros e materiais didácticos dos quais iremos extrair informações necessárias à planificação e execução: Loeschnig, Louis; Experiências Simples de Química com materiais disponíveis; Bertrand Editora e Breckenridge, Judy; Experiências simples de Física com materiais disponíveis; Bertrand Editora.
Nota: A visita de estudo bem como a filmagem das experiencias nas escolas ainda se encontram de suspenso (até ao momento) mediante a concordância dos encarregados de educação e das escolas primárias onde iremos realizar o nosso projecto.

Diário de Bordo, Parte III

Aqui está o ultimo bloco de diários registados

Dia 17 de Novembro de 2008
· Realização do documento de oficialização do relatório em grupo;
· Finalização da lista de recursos Humanos;
· Elaboração das cartas de patrocínio;
· Calendarização do trabalho.

Dia 20 de Novembro de2008
· Inicio da Fundamentação técnica e cientifica das experiências

Dia 24 de Novembro de 2008
· Realização do telefonema para a câmara
· Continuação da fundamentação técnica e cientifica das experiências

Dia 27 de Novembro de 2008
· Tentativa de contacto para a escola primária a fim de marcar uma reunião com as professoras do 4º ano
· Finalização da fundamentação técnica e cientifica das experiências

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Diário de Bordo, Parte II

A segunda parte dos Diários de Bordo já apresentados:

Dia 20 de Outubro de 2008
Análise da reunião com o Professor Coordenador da Escola Primária do Agrupamento da Quinta da Lomba
Elaboração da acta da reunião supracitada
Decisão da criação de um blogue: “Cientificamente Brincando”.


Dia 23 de Outubro de 2008
Criação e personalização do blogue
Primeira selecção de experiências.


Dia 27 de Outubro de 2008
Análise de experiências referentes às disciplinas de Química e Física, das quais seleccionamos cerca de vinte.
Visto a ausência de resposta por parte do Prof. Rui Silva (Agrupamento da Quinta da Lomba), acordámos em esperar até quinta-feira o telefonema, caso contrário telefonaremos nós para a escola.

Dia 30 de Outubro de 2008
Tentámos o contacto com o professor Rui Silva, o qual não possível porque o professor não se encontrava na sede do agrupamento.
Em concordância com o professor Batista, deslocámo-nos à Escola Primária em busca de uma resposta do professor Rui Silva. O professor estava na hora de almoço e não foi possível falar com ele.

Dia 3 de Novembro de 2008
Contacto com o Professor Rui, com o objectivo de confirmar a autorização dos Professores das turmas do 4º Ano. Foi confirmada a disponibilidade dos 3 professores da tarde, já os professores da manhã ainda não foram contactadas pelo Prof. Rui. Seremos nós a fazer esse contacto, como nos foi aconselhado pelo Professor;
Triagem final das experiências, pelo seu carácter educacional, apelativo e visual. Lista de materiais a utilizar;
Consoante os materiais necessários e a dificuldade, decidimos também separar os que serão realizados na escola primário dos que serão apresentados nos laboratórios da E.S.S.A.


Dia 6 de Novembro de 2008
Inicio da planificação do projecto “Cientificamente Brincando” – Introdução;
Abordagem a duas professoras do 4º ano (do horário da manhã) acerca do nosso projecto – Estas aceitaram a proposta e como tal marcamos uma reunião para a primeira semana das férias de Natal.


Dia 10 de Novembro de 2008
Divisão de Tarefas. Inicio da realização do Dossier de Projecto;
Abordagem ao professor Batista com a possibilidade de financiamento por parte da Escola De Condução Fidalguinhos e da C.M.B. com a contrapartida de publicitação destas entidades na área da escola.

Dia 13 de Novembro de 2008
Requisição dos horários dos Laboratórios;
Definição de recursos materiais e humanos que serão necessários ao longo do Projecto;
Explicitação das fases de Trabalho;
Organização das experiências.

Diário de Bordo, Parte I

No seguimento do primeiro post e para que o leitor perceba o desenvolvimento do nosso projecto, aqui vêm os nossos diários de bordo:

Dia 18 de Setembro de 2008
· Discussão de potenciais temas e projectos a desenvolver.
· Decisão do tema do nosso projecto.

Dia 22 de Setembro
· Ideias para o desenvolvimento do projecto.
· Escolha do nome para o projecto.
· Discussão entre os elementos do grupo de como fazer o “Abstract”.
· Conversa com o professor acerca do tema por nós escolhido.


Dia 25 de Setembro

· Continuação da conversa com o professor.
· Distribuição de tarefas.
· Início da elaboração do “Abstract”.

Dia 29 de Setembro

· Conclusão do “Abstract”.
· Escolha dos agrupamentos e das escolas a incluir no projecto.
· Distribuição de algumas tarefas.

Dia 2 de Outubro

· Revisão e tentativa de envio do “Abstract”.
· Realização de telefonemas para as sedes dos agrupamentos escolhidos.
· Marcação de reuniões com as sedes de agrupamento.
· Início da elaboração provisória do cronograma.
· Definição de como organizar e calendarizar o projecto.

Dia 6 de Outubro

· Selecção de estratégias a adoptar na apresentação do trabalho aos representantes das escolas.
· Início da selecção das experiências a apresentar.
· Elaboração de uma lista dos possíveis locais a ir na visita de estudo a organizar.

Dia 9 de Outubro

· Conversa com o professor sobre possíveis locais a levar os alunos das escolas primárias na visita de estudo.
· Elaboração de um PowerPoint acerca do projecto que irá ser apresentado aos responsáveis dos agrupamentos.
· Definição da metodologia a adoptar na entrega dos relatórios quinzenais.
· Tentativa de conversa com a Presidente do Conselho Executivo.

Dia 13 de Outubro

· Conclusão do PowerPoint.
· Conversa entre os elementos sobre o que dizer e o que fazer na apresentação do mesmo aos responsáveis do agrupamento.
· Conversa com a Presidente do Conselho Executivo.


Abertura Oficial

É com grande prazer que o grupo do Projecto "Cientificamente Brincando" inaugura oficialmente o blog do projecto.

Foi difícil a sua conclusão, devido essencialmente a aspectos estéticos e de conforto de utilização, que já foram ultrapassados, mas que iremos de aqui em diante, semanalmente, trabalhar para que o possamos melhorar procedendo a levantamento de queixas, opiniões e comentários acerca do mesmo para que o consigamos o melhor resultado para os seguidores.

E já que tocamos neste ponto, é também importante referir a importância deste blog: Será a nossa ferramenta de contacto com o meio exterior ao grupo, que nele se inclui o Professor Batista, os Professores Coordenadores da Escola Primária da Telha Nova, os restantes alunos do 12º ano da E.S. Santo André, os alunos da escola primária e por fim, esperamos nós, a comunidade da Internet em geral. Será assim uma forma de promoção do nosso projecto, colocando-o numa posição de possível avaliação pela comunidade em geral, que poderá perceber o estado real de evolução do projecto e eventuais problemas.

Para concluir queremos reforçar a ideia de que esperamos conseguir, no final do projecto, aquilo a que nos propusemos no início: tirar os preconceitos e incentivar o progresso cientifico em Portugal, começando pelas crianças.