CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Como escolhemos este tema? Foi mais ou menos assim...


No âmbito da disciplina de Área de Projecto foi-nos proposto a selecção de um tema e de um problema relacionado com o mesmo. Confrontados com esta situação decidimos criar um “brainstorming” com objectivo de explorar várias possibilidades de áreas distintas, conciliando assim os interesses de todos os elementos do grupo.
Surgiram-nos assim as seguintes situações:




• Combate aos dogmas e preconceitos que normalmente se criam e espalham entre os alunos durante o ensino primário em relação a certas disciplinas e aos seus graus de exigência e dificuldade, através da promoção do gosto pela ciência;



• Apresentação em plenário de um trabalho de pesquisa relacionado com o sistema ósseo humano, utilizando como forma de apoio a aquisição, limpeza, tratamento e montagem de uma ossada humana;



• Elaboração de enumeras actividades relacionadas com a prevenção e sensibilização rodoviária, a propósito do problema que é a elevada sinistralidade no nosso país.



• Realização de actividades junto de idosos do concelho do Barreiro relacionadas com a prevenção de doenças ósseas.




Com estas hipóteses na mesa, optámos pela primeira, uma vez que ao observar o quotidiano de qualquer indivíduo do século XXI é fácil concluir que a Ciência está intrinsecamente ligada à sua vida, principalmente na sua vertente aplicacional, as Tecnologias. É também evidente que o tipo de relação que se mantém com a Ciência não é comum a todos, pelo que se distinguem dois níveis distintos: um primeiro, mais directo, como no caso de profissionais ou estudantes de áreas científicas, que aplicam no seu dia-a-dia saberes específicos ou que estudam teorias já concebidas, ou por outro lado, de uma forma mais indirecta, o simples Ser moderno, que é dependente do seu carro, usa o computador com frequência e é aliciado frequentemente com novos “gadgets” pelos meios de comunicação.


Este é então, no nosso ponto de vista, o projecto com maior interesse social, especialmente, a nível das escolas primárias, sendo de certa forma um trabalho cujo resultado será de elevada utilidade para as crianças envolvidas, caso este se desenrole como pretendido.
Outro factor importante foi a proximidade do tema com os nossos interesses profissionais, muito pelo facto de todos sermos alunos da área das ciências e tecnologias, o que nos tem conferido um maior interesse por esta área.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

De volta ao Trabalho

Pois bem, depois de entregue a "1ª Edição do Projecto de Trabalho" e com este já corrigido, dedicámo-nos hoje à tarde à sua reparação final. Tratou-se apenas de algumas correcções linguísticas e problemas de redundância que deixámos passar na elaboração do mesmo, mas que alterámos agora para termos a certeza que criamos o melhor "produto" possível, como é nosso desejo. Fizemos esta revisão de acordo com a nossas ideias, opiniões e visões, mas mantendo sempre em consideração as directrizes do Professor Batista, o coordenador do projecto. Para além disso decidimos também introduzir um pequeno texto justificativo para a existência deste blog, que vai indo de boa saúde, como podemos constatar com os resultados da poll.

Esclarecedor e bem construído: 78%
Tem bons conteúdos mas apresentação média: 0%
Boa apresentação mas maus conteúdos: 7%
Não é esclarecedor e é visualmente confuso: 14%


Apesar de ser um voto de confiança por parte de quem votou e quem perdeu um pouquinho de tempo por este blog, temos bem ciente que este tipo de votações não são de todo exactas, podendo não traduzir as verdadeira qualidade do blog, quer seja bom ou mau. Estamos contentes com o resultado mas não em demasia. Para todos os que nos deram um voto de confiança queremos dizer que iremos sempre tentar trazer algo de novo com frequência, não só ao nível do projecto mas também ao nível dos conceitos aos quais queremos associar o projecto: Rigor, Conhecimento, Boa-disposição e divertimento.
A nivel pessoal achamos que estamos cada vez mais envolvidos, não so a nível educacional, mas também a nivel pessoal. Este é um projecto que esperamos que se torna em algo mais do que uma nota para a média, que o é, mas que poderá se tornar num trabalho de qualidade que pode marcar um rumo diferente na educação de alguns jovens. Desta forma, e em jeito de reconheciemento, queremos agradecer a todos aqueles que de forma directa ou indirecta nos apoiaram nesta primeira fase: a descolagem.





Uma boa semana de trabalho para todos,
O grupo "Cientificamente Brincando"