No âmbito da disciplina de Área de Projecto foi-nos proposto a selecção de um tema e de um problema relacionado com o mesmo. Confrontados com esta situação decidimos criar um “brainstorming” com objectivo de explorar várias possibilidades de áreas distintas, conciliando assim os interesses de todos os elementos do grupo.
Surgiram-nos assim as seguintes situações:

• Combate aos dogmas e preconceitos que normalmente se criam e espalham entre os alunos durante o ensino primário em relação a certas disciplinas e aos seus graus de exigência e dificuldade, através da promoção do gosto pela ciência;

Com estas hipóteses na mesa, optámos pela primeira, uma vez que ao observar o quotidiano de qualquer indivíduo do século XXI é fácil concluir que a Ciência está intrinsecamente ligada à sua vida, principalmente na sua vertente aplicacional, as Tecnologias. É também evidente que o tipo de relação que se mantém com a Ciência não é comum a todos, pelo que se distinguem dois níveis distintos: um primeiro, mais directo, como no caso de profissionais ou estudantes de áreas científicas, que aplicam no seu dia-a-dia saberes específicos ou que estudam teorias já concebidas, ou por outro lado, de uma forma mais indirecta, o simples Ser moderno, que é dependente do seu carro, usa o computador com frequência e é aliciado frequentemente com novos “gadgets” pelos meios de comunicação.
Este é então, no nosso ponto de vista, o projecto com maior interesse social, especialmente, a nível das escolas primárias, sendo de certa forma um trabalho cujo resultado será de elevada utilidade para as crianças envolvidas, caso este se desenrole como pretendido.
Outro factor importante foi a proximidade do tema com os nossos interesses profissionais, muito pelo facto de todos sermos alunos da área das ciências e tecnologias, o que nos tem conferido um maior interesse por esta área.