CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Ao fim da 1ª volta

Já acabamos as deslocações à Escola primária da Telha Nova! E que bem recebidos fomos!
Na semana de 9 de Fevereiro fomos ter com as turmas dos futuros “cientistas loucos” (termo que se mostrou muito em voga por aquelas bandas), ou apenas alunos que estavam impacientes para ver o que tínhamos trazido para eles. Mais especificamente foram as turmas do 4º ano da Prof.ª Catarina, Prof.ª Vitória, Prof.ª Vera e da Prof.ª Fátima que nos acolheram entre o seu período de aulas.

Os procedimentos que adoptamos foram mais ou menos ao estilo “Circo Chen”. Passo a explicar: -Cumprimentar, -Montar o estaminé, -Apresentarmo-nos, -Mostrar os truques todos, -Desmontar o estamine, -Dizer adeus e vir embora. Foi sem duvida uma intervenção rápida para potenciar o tempo útil de apresentação e para diminuir o tempo dispendido no total.


Apresentamos 15 experiências no total, sendo que uma delas foi introduzida para colmatar a saída da experiência “partir com papel”. Sete para cada bancada, de forma a dividir a turma em dois grupos para melhor contactar e adequar melhor o nosso trabalho às suas diferentes capacidades de abstracção, que tanto foram necessárias para a compreensão de conceitos tão difíceis para quem pouco ou nada se tinha debruçado antes sobre tais assuntos.

Em relação às experiências gostamos de relembrar em especial as reacções das crianças, que só por si reflectiam a surpresa que cada criança. Mostramos um vulcão em erupção, ovos de casca mole (sem estarem cozidos), experiências simples com a pressão do Ar e com a sua tentativa de “fuga” na água, balões (tão característicos desta altura do carnaval). Mostramos ainda balões que se enchem sozinhos com misturas dentro de garrafas, fitas de magnésio que fizeram de flash e iluminaram bastante a sala, extraímos rapidamente o dióxido de carbono da Coca-Cola com o sal de cozinha fazendo muita espuma e partimos ripas de madeira com a “força do ar”.

Todas as crianças foram impecáveis, alguns mais simpáticos, outros mais tímidos, mais cientistas, mais rebeldes ou aventureiros, foram capazes de alternar entre o nosso conceito de ciência e brincadeira diferenciando bem os momentos quando guiados por nós. Em relação aos mais pequenos, ou menos grandes, queremos ainda dizer que toda a atenção que nos deram foi fantástica, facilitaram-nos imenso a nossa tarefa, pelo que merecem sem duvida toda a diversão e conhecimento que nós preparamos com dedicação nas aulas, reuniões e tardes inteiras que foram necessárias!! O nosso muito obrigado estende-se ainda às professoras que amavelmente que nos deram liberdade para tomar as rédeas da aula e levar avante o nosso projecto.