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sábado, 6 de dezembro de 2008

Abstract

Grupo de trabalho:
· Ana Ferreira, nº3
· André Eloy, nº5
· Melissa Batista, nº20
· Sara Faustino, nº26
· Tiago Silva, nº28

Data de início de execução: 1ºPeriodo
Data prevista de realização: Finais do 2º Período / Início do 3º Período
Locais de realização: Escolas primárias por definir; laboratórios da ESSA.
Descrição do projecto: projecto lúdico-social de carácter prático. Realização de experiências simples e dinâmicas que motivem/ cativem as crianças de hoje para a importância da ciência no amanhã.


Objectivos: Sensibilizar a comunidade escolar ao nível do ensino primário para os preconceitos em relação às ciências que irão estudar mais tarde. Visita às escolas primárias, realização de uma visita de estudo num local a definir e laboratório aberto na ESSA para esses alunos.

Problemas Identificados: Observando o quotidiano de qualquer indivíduo do século XXI é fácil concluir que a Ciência está intrinsecamente ligada à sua vida, principalmente na sua vertente aplicacional, as Tecnologias. É também evidente que o tipo de relação que se mantém com a Ciência não é comum a todos, pelo que se distinguem dois níveis distintos: um primeiro, mais directo, como no caso de profissionais ou estudantes de áreas científicas, que aplicam no seu dia-a-dia saberes específicos ou que estudam teorias já concebidas, ou por outro lado, de uma forma mais indirecta, o simples Ser moderno, que é dependente do seu carro, usa o computador com frequência e é aliciado frequentemente com novos “gadgets” pelos meios de comunicação.

Ainda assim, e de uma forma contrastante, podemos também constatar que os resultados escolares nestas áreas não são ideais para a sociedade Científico-tecnológica em que nos desenvolvemos. Ora isto cria uma grande falha: se por um lado somos interessados como consumidores e/ou profissionais, por outro lado como estudantes, numa fase inicial, somos confrontados com inúmeros problemas, como a concepção de preconceitos sobre as disciplinas e a sua dificuldade, ajudados muitas vezes por familiares ou amigos que nos dizem “Isso é muito difícil, não te vais safar a Ciências!”

Eles, por sua vez, também ouviram tais comentários quando iniciavam o seu estudo cientifico… Também a falta de abstracção mental para conceber novas representações que se verifica em muitos estudantes. Muitas das vezes não se trata apenas em decorar ou perceber uma explicação, mas sim interioriza-la e compreende-la.
Finalidade: Desta forma compreendendo a relevância das Ciências e conhecendo os resultados que vêm a ser obtidos nestas disciplinas nos últimos anos surgiu-nos a ideia de tentar minimizar essa questão, através do “Cientificamente Brincando”. Um projecto caracterizado pelo mútuo envolvimento entre o nosso grupo e os jovens do 4º ano das escolas primárias do nosso concelho.

O nosso papel será intervir juntos desses jovens com experiências práticas e explicações simples sobre diversos fenómenos científicos, sempre com uma linguagem adequada a sua faixa etária. Esta também em cima da mesa uma possível visita de estudo a organizar por nós a um importante pólo cientifico, o qual possa aos olhos dos jovens sintetizar alguns dos conhecimentos e ideias que de forma prática haviam sido introduzidos por nós.

Individualidades/Entidades envolvidas:
· Escolas primárias de um agrupamento a definir;
· ESSA;
· Local de destino da visita de estudo a definir;
· Empresa de transportes para a deslocação até ao local da visita de estudo.
Recursos e material envolvido:
· Laboratórios da ESSA;
· Reagentes e materiais existentes nos laboratórios da ESSA;
· Eventualmente verbas para visitas de estudo;
· Câmara de filmar;
· Computador e Internet;
· Livros e materiais didácticos dos quais iremos extrair informações necessárias à planificação e execução: Loeschnig, Louis; Experiências Simples de Química com materiais disponíveis; Bertrand Editora e Breckenridge, Judy; Experiências simples de Física com materiais disponíveis; Bertrand Editora.
Nota: A visita de estudo bem como a filmagem das experiencias nas escolas ainda se encontram de suspenso (até ao momento) mediante a concordância dos encarregados de educação e das escolas primárias onde iremos realizar o nosso projecto.

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